NATION

PASSWORD

Portugal RMB

WA Delegate: The Imperial Republic of Lusitanialand (elected )

Founder: Platinum bees

Last WA Update:

Board Poll Activity History Admin Rank

Most World Assembly Endorsements: 54th Most Nations: 101st Most Influential: 434th+3
Largest Black Market: 1,219th Most Beautiful Environments: 2,279th Most Cultured: 2,301st
World Factbook Entry

Bem-vindo à Região Portugal!

Todos os portugueses, falantes da língua portuguesa e amigos são bem-vindos. Respeitem a comunidade, sem ofensas.

Qualquer dúvida ou questão, não hesites em perguntar à região ou ao Delegado.

Obrigado e bom jogo!

| Regulamento da Região | Mapa Regional | Jogo do Parlamento | Role Play do Reis das Cruzadas III | Ministério da Cultura | LinkDiscord Regional | Notícias Regionais |

Notícias Regionais

Jornal Tuga

Novas notícias, eventualmente! Visita este dispatch sempre que quiseres saber os últimos acontecimentos regionais!

Embassy

Requirement for embassies

If you want to establish a embassy with Portugal, visit this dispatch and talk with the Minister of Foreign Affairs.



Embassies: Parlamento, The Bar on the corner of every region, The Western Isles, Brasil, Union Mundial, ITALIA, Deutschland, Israel, The Glorious Nations of Iwaku, Philosophy 115, Equinox, Union of Free Nations, the Rejected Realms, The Embassy, Australia, Mediterranean, and 65 others.belgium, The Peaceful Coffee Shop In Chicago, The Free Nations Region, Scandinavia, Forest, The Order of the Grey Wardens, St Abbaddon, Nudist Dreamland, 10000 Islands, Groland, Novo Brasil, Greater Middle East, Novapax, Free Market Federation, The Coalition of Democratic Nations, Lardyland, Solid Kingdom, Segunda Guerra Mundial, The Labyrinth, Enadia, Greece, Elparia, Japan, Sunalaya, European Union, Union Hispanica, The Universal Order of Nations, The LCRUA, New West Indies, New World Union, Non Aligned Movement, Empire of Great Britain, The Slide Countries, Barbaria, India, Altmora, Florida, APSIA, Yuno, Greater Ixnay, Union of Allied States, CPCPIlandia, One big Island, Krillin, The Commonwealth Of Furry Peoples, Novus Lucidum, Invicta, Thalassia, Lasagna, Vermont, Christmas, Region Name, nasunia, RP da Eolina, The United Ascendancy, The Interdimensional Community, Melayu Archipelago, Force, Union of Lardy Nations, Council of Constructed Languages, Slavija, Philippines, Reis das Cruzadas, The south India, and Romania.

Tags: Democratic, Enormous, Featured, Founderless, Map, Neutral, Non-English, Offsite Chat, and Regional Government.

Regional Power: High

Portugal contains 159 nations, the 101st most in the world.

Today's World Census Report

The Most Politically Free in Portugal

These nations allow citizens the greatest amount of freedom to select their own government.

As a region, Portugal is ranked 10,569th in the world for Most Politically Free.

1.The United States of XLIVCorporate Bordello“44!”
2.The Deus-todo-poderoso of Alentejo et AlgarveAnarchy“Por um sul mais francês...”
3.The Republic of O JardimAnarchy“The Garden”
4.The Alma Penada of Fantasma das Cuecas RotasAnarchy“Uma vida deve ser bem desperdiçada”
5.The Armed Pack of Hyena with GunAnarchy“Nothing's better”
6.The Republic of ParvoniaAnarchy“A Parvónia”
7.The Colony of PyrolatriaLiberal Democratic Socialists“I stare into the flames and stare back at myself.”
8.The Republic of RibeisindeConservative Democracy“Pride and Industry”
9.The Fake News of Jornal TugaNew York Times Democracy“A imprensa é a boca de uma nação”
10.The Free Land of Von HayekCorporate Bordello“#VHExit”
1234. . .1516»

Regional Poll • Governos e Coligações

The Confederate States of Ofiussia wrote:Qual o governo que gostarias para Portugal?

Voting opened 1 day 3 hours ago and will close . Open to native residents. You cannot vote as you are not logged in.

Last poll: “Máscara: direito ou dever?”

Regional Happenings

More...

Portugal Regional Message Board

Messages

The Shogunate of Peterandia

Meridaria quando é que te juntas à WA?

The Empire of Gloristan

Meridaria wrote:Estás a demonstrar-te muito ofensivo comigo e a virar as pessoas aqui contra mim. Não aceito ser outra vez escorraçado daqui por pessoas de direita, não quero mais conversa, vou queixar-me aos moderadores.

Tem calma, ninguem está a ser ofensivo contigo ele está apenas a dar a sua opinião, alem disso não há nenhuma conspiração de direita para derrubar gente de esquerda. Eu considero me de esquerda e já dei a minha opinião politica aqui varias vezes, houve quem discordasse mas ninguem andou aqui a atacar-me, assim como ninguem te está aqui a atacar-te. Agora queixares-te aos moderadores só vai trazer chatice ao delegado e sub-delegado e se não queres conversar então não podemos resolver esse problema pacificamente.

P.s: Não estou a ser agressivo, estou só a chamar-te a razão

P.p.s: Quando é que entras na WA?

The Shogunate of Peterandia

Liberal Lusitania wrote:Acerca da sondagem... obviamente preferia um governo da IL.

Eu preferia o Sporting campeão...ou então um governo verdadeiramente conservador. Acabei por mudar para o que vejo ser o menor mal do momento de um Governo PSD-CDS, visto que ambos os partidos se moderaram.

Ah, e mais uma coisa...

Meridaria quando é que te juntas à WA?

The Republic of Blasiu

Peterandia wrote:Meridaria quando é que te juntas à WA?

A maioria ainda não percebeu que é um troll.

The Empire of Gloristan

Blasiu wrote:A maioria ainda não percebeu que é um troll.

Eu não acho que o Meridariaseja um troll, acho que é apenas alguem meio inseguro que acha que o estão sempre a atacar e eu como não tenho nada de jeito para fazer, tou apenas a tentar faze-lo perceber que ninguem está a ser agressivo com ele

The Republic of Blasiu

Gloristan wrote:Eu não acho que o Meridariaseja um troll, acho que é apenas alguem meio inseguro que acha que o estão sempre a atacar

Já ganhei essa aposta antes xD

The Empire of Gloristan

Blasiu wrote:Já ganhei essa aposta antes xD

Como assim?

Post self-deleted by Blasiu.

The Shogunate of Peterandia

Lusitanialand wrote:De facto, ao longo da história existiram alterações no entendimento do espectro político. O problema das vossas opiniões é apenas considerarem a 2ª GM como marco histórico quando houve outros momentos talvez mais importantes, principalmente a Revolução Russa de 1917.

Começando pelo início, a divisão ideológica era entre liberalismo à esquerda e conservadorismo à direita. A esquerda ia desde o socialismo utópico, passava pelo republicanismo jacobino, depois pelo radicalismo (muito influente e frequentemente esquecido: https://pt.wikipedia.org/wiki/Radicalismo) e por fim pelos liberais progressistas). A direita ia desde o conservadorismo moderado com maior ou menor aceitação de algumas ideias liberais, passava pelo conservadorismo popular ou autoritário (Napoleão, Bismark) e acabava no conservadorismo reaccionário dos absolutistas.
Os grandes períodos de alteração ideológica foram os seguintes:

1848 - a ressaca da Primavera dos Povos conduziu ao início do crescimento do movimento socialista, que agregou o jacobinismo extremista e foi empurrando o liberalismo radical e moderado sucessivamente para a direita. Reparem que o velho Partido Radical em França ou o Partido Republicano Italiano resistiram até hoje e são agora centristas.

1917 – À esquerda assiste-se ao culminar de um processo de ruptura entre comunistas e social-democratas. Estes últimos ganham força e começam a ser partidos de governo porque tornaram-se mais moderados, aceitando o capitalismo e o parlamentarismo. O liberalismo praticamente deixa de estar à esquerda no espectro político e perde bastante força. À direita há novos movimentos políticos, por exemplo a democracia cristã que surge no final do séc. XIX. A principal mudança está relacionada com a reacção ao comunismo, que provoca uma forte radicalização à direita e o aparecimento do fascismo.

1945 – o fim da 2ª GM leva ao esvaziamento da extrema-direita e ao predomínio dos partidos social-democratas e democratas-cristãos, em oposição aos partidos comunistas. No entanto, esta dicotomia não pode conduzir a raciocínios como o do Apartamento de considerar que o comunismo está à esquerda logo os que defendem o capitalismo são todos de direita. Não era assim nem nunca foi assim. Os partidos liberais continuavam a ser pequenos. A direita não defendia grandes políticas de liberalismo económico portanto não é verdade que a direita fosse maioritariamente liberal em termos económicos.

1968 – as convulsões de Maio em França marcaram o início de alterações na esquerda comunista e também do crescimento do conservadorismo liberal, mais tarde representado por Thatcher e Reagan, que exerceram uma enorme influência na direita, não só em países anglo-saxónicos. É só a partir desta época que a direita se torna mais parecida com o que o Porto and the North of Portugal descreve, embora continue a incluir outras tradições políticas com importância.

Em conclusão, acho que ficou claro que o espectro político depende das novidades doutrinárias que vão surgindo ao longo do tempo e que se vão encaixando, é uma forma de facilitar a comparação de ideias políticas. Não descrevi todas as ideologias relevantes mas tentei mostrar que basear a análise em dicotomias simplistas nunca permite compreender estas questões.

Herya wrote:há mais 2 momentos aí se me permites:

algures no início dos anos 90 a terceira via começa a tomar forma e a dominar os países europeus
os partidos sociais democratas reagem ao neo-liberalismo do reagan e thatcher (entre outros) e assimilam ideias de direita para ganhar mais eleitorado

por fim, a crise de 2008 aliada às crises migratórias divide-se em 2 partes:

1- a extrema esquerda ganha terreno no início da crise das dívidas soberanas devido à troika e austeridade, canibalizando muitos partidos de esquerda sociais-democratas
2- a extrema direita cresce por pânicos similares, assim como devido à crise das migrações e à incapacidade de partidos de centro direita e centro esquerda em resolver a crise económica que a esse ponto já durava na maioria dos países uma legislatura

e acho que essa segunda fase culminou nas eleições europeias de 2019 com o resultado que se viu

Lusitanialand e Herya em termos do momento político que vivemos, diria que a grande mudança na Europa começou nos fim dos anos 90 quando a esquerda abandonou as ideias de intervir na economia e a sua ideia de sustentar um Estado social passou para garantir os mínimos de um Estado previdência, e a direita colocou os assuntos morais e sociais na gaveta tendo-se assumido como um bom administrador tecnocrata do Estado e da economia. É uma forma de interpretar o termo vago que é o "neoliberalismo".

Eu, pessimista que sou, não acredito que ambos os lados possam sobreviver muito mais tempo neste vazio total de ideias, mas veremos.

Herya eu não chamaria bem à Margaret Thatcher uma "neo-liberal", ela claramente tinha valores morais que queria aplicar à sociedade, e ficou desiludida quando "libertou o povo do Estado" mas o povo não foi a correr ajudar a caridade e a família. Ela nunca defendeu a ganância in extremis que aconteceu no tempo dela. Neo-liberal era o Tony Blair, que pegou no modelo económico da Thatcher, limou-lhe as arestas, e colocou-lhe umas ideias vagas de justiça social por cima com o titulo "New Labour". Pelo menos é a forma como o vejo.

The Empire of Herya

Peterandia wrote:

eu usei o termo neo-liberalporque é o que se usa e sabia que as pessoas iam entender melhor assim
neo-liberal no meu léxico é a ideologia do governo pequeno mas que intervém na sociedade segundo os seus morais, nomeadamente os judaico-cristãos, algo que nao difere assim tanto da thatcher e de certeza nao do reagen, em termos de retorica, em governo é diferente

epah, chamar ao tony blair de noe-liberal é uma coisa que eu nao percebo mesmo XD
é tipo aquela esquerda americana que acha que o obama foi um falhanço gigante enquanto presidente e é um fascista tal como... os outros...

obviamente que o new labour tinha algo muito mais conservador, do mesmo modo que o bill clinton era diferente do walter mondale e até do michael dukakis
mas, acabaram por governar também à esquerda, não eram de direita a meu ver e acho que o centro-esquerda faz mal em demonizá-los
um governo não é só o PM e só o presidente, eles eram parte de um partido e de uma liderança que se propunha a ser pragmatica e deixar ideologias de parte para resolver os problemas das pessoas normais

nao esqueçamos que foi no governo do tony blair que o salario minimo, uma medida que é normalmente defendida pelo centro-esquerda, foi implementada
tenho muita dificuldade em achá-lo de direita, mas consigo conceber que ele se tenha moderado para conseguir votos e, portanto, poder, que é o que interessa no fim do dia

2 ultimos pontos:

- se reparares eu falei mesmo da terceira via no meu comentario, nao me esqueci dela

- nao sei se os partidos se vao auto-destruir como dizes, penso que é preciso pressões extra-partidárias, que outros partidos os canibalizem, porque não estou a ver partidos de tenda grande a irem parar ao lixo só porque a população se uniu toda em rejeitá-la, a maioria das pessoas não me parece que fizesse isso, acho que abandonariam esses partidos so com outra alternativa ou, se é como dizes, a estabilidade da sociedade vai com os porcos XD
esperemos que nao seja assim

Forum View